Blog JRA
Dicas para criar cães e gatos no apê

Dicas para criar cães e gatos no apê

Morar em um apartamento pode não parecer ideal para quem deseja ter cães e gatos de estimação. Mas a verdade é que, com alguns cuidados simples, é possível criar um ambiente estável e seguro para eles. O mais importante mesmo é o amor e a compreensão de que estamos cuidando de uma vida...

Escolha o animal certo

Antes de mais nada, é essencial ter certeza de que escolheu o animal certo para o seu ambiente e estilo de vida. Cada pet possui necessidades diferentes. Portanto, é bom procurar um que se adapte bem à vida de apartamento.

Os gatos, por serem mais independentes, são boas opções para espaços pequenos. Eles precisam de atenção e carinho, mas são bastante autossuficientes quando o assunto é higiene.

Com os cães, é melhor escolher raças de pequeno ou médio porte. Cães grandes geralmente são muito enérgicos e preferem espaços maiores. Se for adotar um cãozinho, é importante reservar um tempo para brincadeiras e exercícios também.

Crie um ambiente interativo

O ideal, seja para cães ou gatos, é criar um espaço dedicado a exercícios e brincadeiras, tirando um pouco da monotonia do apartamento. Para os cães, mordedores, brinquedos mastigáveis ou que liberam comida são boas opções.

Para os gatos, arranhadores, escaladores e brinquedos são importantes. Como são animais exploradores, um móvel vazio como uma estante pode ser ideal para aumentar a área de circulação dentro do apartamento. Lembre-se também de instalar telas de proteção nas janelas e sacadas, impedindo que o bichano sofra algum acidente.

É importante que esses espaços sejam criados longe de locais úmidos para evitar problemas de respiração e de pele.

Local para dormir

Além de um local para se exercitar, é interessante oferecer casinhas, caminhas ou colchões para os pets. Eles devem ser limpos periodicamente para evitar problemas de saúde para o bichinho ou para o seu dono. Dependendo de como você organizar o espaço interativo, o colchão pode até ficar no mesmo ambiente e economizar espaço.

Passeios regulares

Todos os animais precisam de atividades físicas para evitar dores nas articulações e problemas respiratórios ou cardíacos. Cães e gatos podem ficar obesos e até desenvolver quadros de ansiedade.

No entanto, exercício em excesso também pode ser prejudicial à saúde do animal. Eles podem desenvolver lesões e problemas de coluna. O ideal é procurar um veterinário para orientar qual tipo de exercício é o mais indicado para o seu pet.

Cuidados com a limpeza

Independente de morar em um apartamento pequeno ou não, a limpeza é muito importante para quem possui cão ou gato . É necessário não apenas realizar a higienização da área do animal, mas do apartamento todo também.

É válido passar um aspirador de pó nos cômodos pelo menos três vezes por semana. Além de retirar fezes e urina diariamente. Cuidar da limpeza do próprio bichinho também é importante, sendo possível enviá-lo a um pet shop caso você não tenha tempo ou espaço para isso. Seu amigo agradece.

Viu? Com apenas alguns ajustes é fácil criar um ambiente prazeroso para você e seu animal de estimação. Gostou das nossas dicas? Compartilhe com outros donos de pet para ajudá-los também.

Deixe aqui seu comentrio