Blog JRA
Saiba como fazer um planejamento financeiro e financiar seu primeiro imóvel

Saiba como fazer um planejamento financeiro e financiar seu primeiro imóvel

Realize o sonho da casa própria de forma organizada e responsável Comprar o primeiro imóvel é um passo importante na vida de qualquer um...

ORGANIZE SUAS FINANÇAS

Apesar das diversas formas facilitadas de financiamento, comprar um imóvel deve ser um investimento bem pensado. Por isso, antes de mais nada, é preciso se organizar financeiramente. Utilize uma planilha de controle financeiro, registre seus ganhos, seus gastos e calcule quanto do seu orçamento poderá ser investido na compra do imóvel.

Estabeleça metas

Com base na sua planilha financeira, tente estabelecer um percentual mínimo a ser poupado mensalmente. Tente sempre economizar essa mesma quantia todo mês. Se notar alguma dificuldade, analise na planilha quais gastos podem ser cortados para não comprometer a poupança mensal.

Incorpore essa prática em sua rotina. Se economizar uma boa quantia, o financiamento do imóvel dos seus sonhos acontecerá mais facilmente.

Invista o dinheiro economizado

Dinheiro parado só dá prejuízo. Logo, é interessante usar essas parcelas que você decidiu economizar para realizar um investimento financeiro que lhe renda mais dinheiro no futuro.

Procure uma aplicação com uma boa taxa de juros. Dessa forma, seu capital cresce e fica protegido da inflação. Os títulos públicos, por exemplo, rendem mais do que a poupança e têm a mesma segurança, além de oferecer liquidez e bons prazos. Investir esse dinheiro diminuirá o tempo para juntar o valor  necessário para comprar o seu imóvel futuramente.

Escolha com calma

Mesmo que a vontade de sair do aluguel o mais rápido possível seja grande, é necessário ter certeza do que você está fazendo. Pesquise todas as alternativas até encontrar aquela que se encaixe completamente em suas necessidades e desejos. O mercado imobiliário é dinâmico e você pode aproveitar oportunidades de ouro se souber esperar.

Aproveite o tempo extra para se planejar e economizar uma quantia maior. Afinal, se der uma boa entrada pode economizar muito dinheiro nos  juros das parcelas.

Cuidado com os gastos extras

Os custos de comprar um imóvel não se limitam apenas ao valor da entrada e das parcelas do financiamento. Existem diversas outras taxas referentes a documentação, encargos bancários, IPTU, seguro, condomínio, entre outros. Embora esses gastos não sejam frequentes, com alguns sendo pagos apenas uma vez, é necessário contabilizá-los e economizar uma quantia extra.

Como é possível ver, é necessário disciplina para conseguir fazer um planejamento financeiro de maneira eficiente e financiar seu imóvel.

Deixe aqui seu comentário